21 março 2016

[Resenhas] Morte Súbita



Se eu puder definir esse livro em uma única palavra será Surpreendente. Quando peguei esse livro para ler, sabia o quanto havia dividido opiniões, então não fui com expectativa demais, nem de menos. Estava preparada para ser surpreendida. E foi exatamente isso o que aconteceu.

Antes de tudo, é preciso dizer que este é um livro com uma leitura densa, então você nunca conseguirá absorver todo o seu conteúdo para entender o que a autora quis passar se for devorá-lo em 5 dias. É uma leitura lenta e, por vezes, chata. Mas se você for paciente garanto que vale muito a pena, apenas por ler algo completamente diferente daquilo a que estamos acostumados.

No livro conhecemos a história de vários personagens, de classes sociais diferentes, habitantes da pequena cidade de Pagford. O livro começa com a morte de uma figura política bastante importante no vilarejo: Barry Fairbrother. O que desencadeia uma briga entre os moradores para saber quem vai ocupar sua cadeira no conselho.

No meio disso tudo temos a guerra entre as classes sociais: as famílias ricas e mais antigas de Pagford contra os pobres que vivem na periferia da cidade, um subúrbio dominado por viciados, mães adolescentes e criminosos de todas as espécies. Isso sem mencionar os dramas familiares, as brigas dos adolescentes com os seus pais, as relações entre alunos e professores... E isso foi o que mais me admirou no livro, J.K conseguiu colocar todo o realismo e diferenças sociais nas páginas desse livro. Coisas das quais sempre ouvimos falar com uma realidade cruel, tal como acontece na vida real.


É uma trama política, e por esse motivo muitos podem achar o livro chato, mas se você procura algo diferente e realista, indico esse livro. Apenas vá com a mente aberta e não espere nada da magia encontrada nos livros que consagraram essa autora. Aliás, esse livro serve para mostrar que a J.K é mágica com as palavras independente do gênero a que se proponha escrever. 





6 comentários:

  1. Já tentei ler esse livro uns anos atrás e acabei desistindo... Esse ano ele sai da minha pilha de livros por ler! hahaha

    Parabéns pelo blog!

    http://vivendomilvidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! \o/
      ele ficou parado na minha estante um tempinho também antes que eu criasse coragem e pegasse ele pra ler.

      Excluir
  2. Cass,ainda não li esse livro,mas após a resenha resolvi lê-lo,gosto muito de tramas políticas e ao saber que você foi surpreendida fiquei bastante ansiosa para conferir.Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo tramas policiais.
      Espero que assim como eu, você se surpreenda

      Excluir
  3. Tenho curiosidade para ler esse livro mais como a maioria das que quero ler, o livro nunca entra em promoção :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eu só comprei por causa de uma promoção. Nem tava na lista dos desejados, nem nada, mas ao ver o valor, não resisti.

      Excluir